quarta-feira, 3 de agosto de 2011

FORUM AGENDA 21 MACRO LESTE

A Agenda 21 é um documento estratégico, um programa de ações abrangente para ser adotado global, nacional e localmente, visando fomentar em escala planetária, a partir do século XXI, um novo modelo de desenvolvimento que modifique os padrões de consumo e produção de forma a reduzir as pressões ambientais e atender as necessidades básicas da humanidade.

A Agenda 21 é um processo e um instrumento de planejamento participativo que registra o compromisso de articulação e parceria entre o governo e a sociedade, visando a solução da problemática local que reflita no desenvolvimento sustentável da região. Lançada em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano – Eco 92, a Agenda 21 constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento denominado “Desenvolvimento Sustentável” que concilia justiça social, eficiência econômica e equilíbrio ambiental.

O capítulo 28 da Agenda 21 global estabelece que “cada autoridade em cada país implemente a Agenda 21 local, tendo como base de ação a construção, operacionalização e manutenção da infra-estrutura econômica, social e ambiental, estabelecendo políticas ambientais locais e prestando assistência na implementação de políticas ambientais nacionais". Ainda segundo a Agenda 21, como muitos dos problemas e soluções apresentados neste documento têm suas raízes nas atividades locais, a participação e cooperação das autoridades locais são fatores determinantes para o alcance de seus objetivos.

Dentro deste contexto, em junho de 2005, instituiu-se o Fórum da Agenda 21 Macro Leste, com a adesão das 11 subprefeituras que englobam a Zona Leste do município (Aricanduva/Formosa/Carrão, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Mooca, Penha, São Mateus, São Miguel, V. Prudente/Sapopemba), como um fórum democrático com participação de organizações da sociedade civil, iniciativa privada e do poder público que se reúne, organiza e trabalha para viabilizar a implantação de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da Região Macro Leste que tenha reflexos na Cidade de São Paulo.

Esse Fórum é um espaço pluralista, diversificado, não-governamental, não partidário, onde confluem pessoas físicas, jurídicas, de direito público ou privado, representantes de ONGs, movimentos sociais, entidades de classe, redes, empresários, comunidades, governantes e parlamentares, atuando em diversas frentes e priorizando pontos considerados críticos pelos participantes, embasados em estudos e documentos oficiais.

Importante destacar que o Fórum Agenda 21 Macro Leste sempre busca a parceria e não o confronto, co-responsabilizando todos os envolvidos nas ações e resultados.

Destacamos que a participação é um processo desafiador, lento, em uma sociedade imediatista que exige respostas rápidas; envolve um aprendizado não linear, com avanços e recuos; com muitos e diferentes atores e interesses. E a participação não se restringe à reivindicações com o que é muitas vezes confundida mas é um processo que gera transformações pessoais e transformações concretas no ambiente.

VISÃO

Construção de um Novo Modelo de Civilização. 

MISSÃO

Estimular a Consciência Crítica para a promoção de ações visando a melhoria da qualidade de vida do planeta.

OBJETIVO GERAL

Implantação das Agendas Ambientais Locais da Região Macro Leste da Cidade de São Paulo 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Sensibilizar, Articular e Capacitar...

MÉTODO

Participativo: desnaturalização da realidade e construção conjunta de novo(s) modelo(s)
 

PÚBLICO ALVO

Três Setores: poder público, mercado e sociedade civil. 

PERÍODO

Início: Junho 2005
Término: Processo contínuo

 PLENÁRIAS

O Fórum Agenda 21 Macro Leste promove plenárias mensais, terceiro sábado do mês:

Horário: das 9h30 às 13h

Local: SESC Itaquera – Espaço Benfeitores da Natureza

Endereço: Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - Parque do Carmo

São Paulo – SP

http://forumag21macroleste.webnode.com.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário