sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Palmito de espécie ameaçada de extinção é apreendido, no ES

Aproximadamente 300 cabeças de palmito juçara, o que equivale a cerca de 250 quilos da espécie da palmeira ameaçada de extinção, foram apreendidas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) na quarta-feira (11) e na quinta-feira (12). A apreensão aconteceu na localidade de Caeté, em Vargem Alta, no Sul do Espírito Santo.
Os fardos de palmito estavam escondidos em uma área de mata do entorno dos parques estaduais de Forno Grande, em Castelo, e da Pedra Azul, em Domingos Martins. Segundo o Iema, o flagrante ocorreu durante uma vistoria de reconhecimento da área para subsidiar um trabalho de mapeamento e zoneamento territorial, quando dois cortadores de palmito foram avistados. Ao perceberem a movimentação, eles fugiram em uma moto.
Devido ao fato dessa palmeira necessitar de seis a nove anos para produzir sementes, a retirada do palmito em árvores que ainda não apresentam sinal de florescimento ou frutificação, impede que a planta complete seu ciclo reprodutivo ocasionando sua extinção. A pena para quem for pego extraindo este tipo de palmeira é de um a três anos de reclusão e multa de acordo com a quantidade apreendida.
Os palmitos apreendidos no flagrante foram doados ao hospital e a instituições de caridade de Venda Nova do Imigrante.
Fonte: G1.Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário