quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SNCT abordará "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza"


O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pela coordenação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), anuncia a data e o tema principal da edição de 2012, após receber várias sugestões e consultar instituições e entidades parceiras na organização. Leia o anúncio do ministro Marco Antonio Raupp:


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012 ocorrerá entre 15 e 21 de outubro. O tema principal será: “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

Na SNCT 2012 serão promovidas e estimuladas em todo o país atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema. Serão debatidas as estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.

O lema da SNCT 2012 foi escolhido em função de ser este o tema da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que ocorrerá no Brasil, em junho de 2012, com participação de quase todos os países do mundo.

Um objetivo da SNCT 2012 será discutir em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do Planeta e a necessidade de estruturas socioeconômicas renovadas. Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou também o ano de 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. A ONU está estimulando todos os países a realizarem atividades com o objetivo de aumentar a consciência coletiva sobre a importância deste tema, por meio de ações em nível local, regional e internacional.

Convidamos as instituições de pesquisa e ensino, universidades, escolas tecnológicas e profissionais, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, fundações de apoio à pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, escolas de todos os níveis, empresas, entidades científicas e tecnológicas e organizações da sociedade civil, bem como cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência e todos os interessados, para que coloquem a data da SNCT 2012 em suas agendas, iniciem o processo de sua preparação e participem intensamente de sua realização. 
Marco Antonio Raupp
Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação
Raupp destaca papel da independência tecnológica para soberania
Clique para ver todas as fotos de Raupp destaca papel da independência tecnológica para soberania
O ministro no seminário sobre defesa na Câmara. Foto: Augusto Coelho/MCTI
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, destacou nesta quarta-feira (15) a independência tecnológica como questão fundamental para garantir o desenvolvimento, a soberania e a defesa do país. Na abertura do Segundo Seminário Estratégia Nacional de Defesa: Política Industrial e Tecnológica, na Câmara dos Deputados, ele ressaltou o papel do ministério na execução de políticas para o setor.

O evento também teve a participação do ministro da Defesa, Celso Amorim, de parlamentares e de representantes das Forças Armadas. No encontro, promovido pela Frente Parlamentar de Defesa Nacional, foram apresentados os programas estruturantes na área e realizadas discussões sobre o desenvolvimento do setor, bem como sobre a Política de Defesa e a Medida Provisória 544/2011, aprovada recentemente na Câmara, que cria um regime tributário especial para o segmento.

Em sua apresentação, o ministro do MCTI defendeu a parceria entre as áreas de ciência e tecnologia e defesa para que a ocupação da grande extensão territorial e marítima (Amazônia Verde e a chamada Amazônia Azul) do país aconteça de forma sustentável.

O ministro do MCTI falou sobre a relevância dos investimentos de sua pasta no segmento. Ele informou que as atividades de defesa estão enquadradas em quatro dos nove programas prioritários do ministério, que passam pelas áreas de segurança cibernética e capacitação industrial e pelos programas espacial e nuclear.

Investimento 

Segundo Raupp, o apoio ao setor de defesa fez parte da política dos últimos governos e está dentro do Plano Plurianual e da Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (Encti).“Estamos presentes para exercitar essa cooperação. Neste período de 2007 e 2011, dentro dos recursos operados pelo MCTI, investimos R$ 1,5 bilhão em projetos articulados com a defesa. Isso será continuado e esperamos, nos próximos quatro anos, um aumento significativo”, afirmou.

Palestrante no painel Desenvolvimento Tecnológico para Indústria de Defesa, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Glauco Arbix, falou dos investimentos da agência, ligada ao MCTI. Arbix explicou que o setor é um dos que mais acessam recursos da financiadora. Segundo ele, o financiamento na área de defesa (crédito para empresas) quadruplicou em 2011, chegando a R$ 1 bilhão.

O representante da Finep esclareceu que a instituição trabalha no apoio às tecnologias de uso dual (militar e civil), contando com uma gama enorme de projetos, programas e planos diretamente ligados à área de defesa com as Forças Armadas e, principalmente, com a indústria, universidades e institutos de pesquisa. “Fazemos essa articulação e trabalhamos com as prioridades do governo na área de defesa e do ministério”, frisou.



Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - São Paulo
ReSE (Representação Regional do MCTI no Sudeste)
Av. Professor Lineu Prestes 2.242 - Bloco A - 5º andar
Cidade Universitária - CEP.:05508-000
rese@mct.gov.br
(11) 3133-9156/ São Paulo
www.mct.gov.br

Um comentário:

  1. Amo participar desses trabalhos além de aprendermos teremos que colocar em prática ...

    ResponderExcluir