segunda-feira, 3 de junho de 2013

Oficinas Temáticas Alternativa de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos

                                       

Convite 

RSU - Alternativa de Tratamento de Resíduos Sólidos‏

Oficinas Temáticas Alternativa de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos:
A experiência de São Francisco, Califórnia
Programa Resíduo Zero

No contexto do Projeto Litoral Sustentável com Desenvolvimento com Inclusão Social o Instituto Pólis estará promovendo Oficinas Temáticas para debater a experiência da Prefeitura de São Francisco, Califórnia, que utiliza sistema de biodigestão para tratamento da fração orgânica dos resíduos sólidos domiciliares, combinados com recuperação da fração seca (papel/papelão, metal, vidro, plástico) atingindo o índice de 80% de recuperação de resíduos. Assim, apenas 20%, do total dos resíduos sólidos urbanos gerados, são destinados para aterros sanitários, o que representa redução de gastos do orçamento público, implementação de circuitos curtos de coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos domiciliares. A experiência de São Francisco é considerada uma das experiências exemplares no mundo e o Instituto Pólis teve a oportunidade de conhecer a mesma em evento organizado pela Rede Gaia - Alternativas à Incineração, apoiado pela Rockfeller Foundation, em março deste ano, no Centro Bellagio, Itália, no qual participaram 20 especialistas de quatros continentes.
Serão realizados quatro eventos no total: três no litoral paulista e um em São Paulo, reunindo Secretários das Prefeituras dos 13 municípios que são foco deste Projeto e também representantes da Prefeitura de São Paulo.
A ideia é dar oportunidade aos gestores e à sociedade civil de aprofundarem seus conhecimentos sobre rotas tecnológicas de tratamento de resíduos sólidos domiciliares, especialmente o sistema de biodigestão, de forma a contribuir para que os municípios avancem na rumo à gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos.
Vale destacar que a participação dos resíduos sólidos orgânicos representa, em média, cerca de 60% do total de resíduos gerados no Brasil, o que indica o alto potencial de recuperação dos mesmos com tecnologia adequada ambientalmente e a custos inferiores aos de aterros sanitários e incineradores. Esta alternativa poderá resolver parte significativa do problema com resíduos sólidos dos municípios não só do litoral paulista e da cidade de São Paulo, mas de todos os municípios do país.

PROGRAMAÇÃO DA OFICINA EM SÃO PAULO

Dia: 17 de junho

Horário: 14h às 18h

Palestrante - Kevin Drew - Coordenador do Programa Resíduo Zero - Prefeitura de São Francisco, Califórnia

Debatedores:

- Simão Pedro - Secretário Municipal de Serviços - Município de São Paulo

- Silvano Silvério da Costa - Presidente da AMLURB/SP

- Roberto Kishinami - Especialista - Energia, Meio Ambiente e Mudanças do Clima

Moderação - Elisabeth Grimberg - Instituto Pólis

Local: Instituto Pólis - Rua Araújo, 124 - V. Buarque - Centro - S. Paulo

Participe!

Faça sua inscrição http://litoralsustentavel.org.br/eventos/oficina-residuos-solidos-urbanos-sao-paulo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário