segunda-feira, 31 de março de 2014

Cooperativa de mulheres produz mobiliários com restos de madeiras– Linda história e uma lição de vida



É muito bacana escutar histórias de pessoas que se encontram e fazem acontecer. Esta é uma delas! Assista a matéria especial que fizemos sobre o projeto e leia sobre ele abaixo:


Dona Jordânia Pereira da Silva, residente de Barueri trabalhava lavando roupas e sempre que as estendia no varal elas ficavam todas sujas de cinzas. Resolveu investigar. Descobriu que as cinzas eram de “pallets” um estrado de madeira utilizado para transporte de cargas que eram queimados próximo a sua casa.



As empresas que utilizam as pallets simplesmente as descartam no meio ambiente gerando um problema ambiental enorme. Dona Jordânia inconformada resolveu dar umdestino mais sustentável e criativo a este material e começou a transforma-los em  portões, cadeiras e mesas.
Fundou então a Cooperativa de Marcenaria Unindo Forças. Conseguiu o apoio da Fundação Alphaville que doou máquinas e também o apoio do Senai que treinou os cooperados, mas mesmo com esta estrutura a cooperativa não conseguia se manter financeiramente estabilizada.
Foi então que a empresa de design Design Simples entrou na história, ela conheceu a cooperativa e identificou que era necessário criar novos e melhores produtos para que estes fossem aceitos pelo público e  vendidos.
Com o problema visualizado, foram mobilizados mais de 20 voluntários, dentre eles 15  estudantes de design para pesquisar e desenvolver novos produtos utilizando os equipamentos e materiais já utilizados pela cooperativa. Nascia  então o Projeto Revale.
As peças foram desenvolvidas e ficaram fantásticas. Foram criadas mesas, bancos, revisteiros que utilizam de maneira incrível o pallet reciclado.
                                       
              
                                 
                                 
                                 
Veja o video que conta um pouco da história da cooperativa,  a simpatia da Dona Jordânia é contagiante:

Fonte: http://www.coletivoverde.com.br/
veja também: http://blogreciclalixo.blogspot.com.br/p/usina-de-ideias-com-pneus.html

Um comentário:

  1. nossa muito bom adorei espero chegar neste patamar também

    ResponderExcluir