terça-feira, 3 de maio de 2011

CONSTRUINDO AQUECEDOR SOLAR COM GARRAFA PET

                                         Construi um protótipo e a água esquentou mesmo


Esta ai é meu amigo Sr José Alcino que me autorizou e multiplicar o equipamento aqui em São Paulo

Sr José Alano, aposentado, morador da cidade de Tubarão em Santa Catarina, desenvolveu um sistema de aquecimento de água inovador em vários sentidos. Além de utilizar materiais que seriam descartados na natureza, tem baixo custo, é autônomo, utiliza-se de energia limpa (solar) e foi patenteado de forma que não possa ser comercializado.
Tive a oportunidade de ver o sistema em funcionamento e posso afirmar que essa é uma iniciativa que vale a pena ser divulgada, espalhada e praticada aos quatro cantos.

Materiais envolvidos na montagem

O sistema utiliza garrafas “pet” de refrigerantes, embalagens “longa vida”, tubos de pvc e tinta preta. Esse é o material básico para se construir o sistema, que pode ser incrementado ou melhorado com modificações no projeto (como a utilização de canos de cobre, por exemplo), mas a idéia do projeto é possuir o menor custo possível, para viabilizar o cunho social.

Montagem do sistema de aquecimento

O coletor de energia solar é montado em placas de 1 metro quadrado aproximadamente. Cada placa tem autonomia para aquecer o equivalente ao consumo de 1 adulto e são montadas através de um processo simples, porém muito cuidadoso. As garrafas são cortadas de acordo com o gabarito fornecido no projeto, de forma que se encaixem perfeitamente umas nas outras, em fileiras de 5 garrafas. Dentro das mesmas, embalagens de leite longa vida pintadas de preto (para absorver o calor) se localizam logo abaixo do cano de PVC de 1/2″ também pintado de preto, por onde a água circula.

Funcionamento do aquecedor


O esquema de funcionamento é muito simples. O sistema é montado de forma que o tanque reservatório de água fique acima do captador de luz, criando o desnível necessário para que a água se desloque para o sistema de aquecimento pela força da gravidade. Ao atingir os canos do aquecedor, a água exposta ao sol aquece gradativamente e muda sua densidade, devido ao calor, passando a subir pelos canos.

Conforme a água vai subindo, sendo aquecida continuamente, a água fria toma seu lugar na parte de baixo do sistema, empurrando a água aquecida para cima e fazendo-a se deslocar para o tanque. Como a água quente chega ao reservatório pela parte de cima e a água fria sai por baixo, cria-se uma separação naturalmente, dada a diferença de densidade. A água quente não utilizada no reservatório, ao esfriar, irá descer novamente para o sistema de aquecimento, fechando o ciclo.

Economia e Ecologia

O sistema de aquecimento ecológico tem uma vida útil de aproximadamente 200 a 400 anos, tempo que leva para os materiais utilizados – que seriam descartados na natureza – se degradarem. Durante dias ensolarados, entre as 10 da manhã e as 4 horas da tarde, a água aquecida pode atingir 58 graus centígrados, e na ausência de luz solar (por mal tempo ou durante a noite) a perda de temperatura é de 1 grau centígrado por hora, ou seja, até mesmo durante a noite o banho quente está garantido. A economia gerada é cerca de 40% em água e energia elétrica.

Todo o material explicativo sobre o funcionamento e a montagem do sistema está disponível gratuitamente neste blog. Se você não tem uma casa onde possa aplicar o projeto, divulgue-o. É uma ótima forma de contribuir para que ações como essa sejam cada vez mais difundidas e, quem sabe, possamos reverter (ou pelo menos conter) o quadro de degradação em que se encontra o meio ambiente.
Vamos ajudar a divulgar esta noticia.

      http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.b/

http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.br/manual/manual.pdf

https://youtu.be/oxAznciUM0M

Fiquem na graça e paz de Jesus,
Hugo Paiva.

28 comentários:

  1. parabéns pelo projeto muito barato a nível de qualquer cidadão de baixa renda vamos valorizar gente pessoas assim criativo.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, muito boa idéia. Porém, é preciso corrigir alguns detalhes na figura. Como está desenhada, se o morador usar a água e o nível descer abaixo da chegada de água quente, a circulação no aquecedor é interrompida.
    Tanto a saída de água fria para o aquecedor quanto a chegada de água quente precisam estar abaixo dos níveis de saída de água quente e fria.
    A saída de água quente também pode ser acoplada a uma bóia, de forma a drenar sempre a água da superfície, mais quente. Esses manuais explicam bem esse assunto:
    http://www.sociedadedosol.org.br/comofazer_manuais.htm

    ResponderExcluir
  3. Muito criativo tenho uma empresa de tecnicos em energia solar e nunca tinha visto uma coisa assim mito criativo mesmo parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ninguem pediiu...

      Excluir
    2. também sou multiplicador popular do sistema ASBC da ONG SOSOL, painéis construidos com forro aveolar PVC.

      Excluir
  4. tive algumas duvidas sobre a montagem seria possivel o envio do projeto completo meu email é marcelo.eustaquiomh@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final desta matéria tem o link do Sr José Alcino, lá vc podera baixar todo o projeto em seu computador

      Excluir
  5. Amigo, tenho uma piscina de 6.000 lts, e acho que esse sistema seria bom para aquecer a água da piscina.
    Vc sabe me dizer se existe esse equipamento pronto para aquisição. Ou se o próprio Sr. José o vende?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes equipamentos não se encontra a pronta entrega, eles tem que ser montados no local, quem for montar tem que saber altura da instalação da caixa d'água quantos paineis serão aplicados para este volume de água e em que posição serão instalados os painéis, se você estiver em São Paulo Capital posso montar existe um custo para mão de obra, é só entrar em contato por email: hugod.paiva@hotmail.com que te passarei meu tel. Visite também meu face da cooperativa que sou membro: /www.facebook.com/cootraleste.3

      Excluir
  6. Vou construir um para minha casa! fiquei encantada com a ideia.

    ResponderExcluir
  7. são paulo 23 de fevereiro 2013 As 20.57 uma pergunta.porque as gararfas tem que ser traparente se terenmos de pintar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se pinta as caixas de leite e os tubos de PVC, as garrafas não, elas tem que permanecer da cor cristal para que o sol atinja a tubulação d'água.

      Excluir
  8. boa noite , estou fazendo tcc com tema focado em sistemas fotovoltaico ,gostaria que se possivel enviasse o projeto para meu email ,me ajudaria muito eustaquioemerson2@gmail.com ...obrigado

    ResponderExcluir
  9. Óla bom dia,gostei muito da IDEIA queria que você mandasse o passo apasso como arma, o tipo de tinta e dentro so serve caixa mangueira não? Fico muito grato, estou no aguardo.

    ResponderExcluir
  10. olá , eu adorei este projeto , eu o usei para apresentar na escola na feira de ciências ... esta de parabêns o criador de tudo

    ResponderExcluir
  11. Oi... adorei o projeto e tenho interesse em trabalhá-lo com meus alunos. Mas não consegui baixar o manual, dá erro na página. como faço, vc pode me mandar por email???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.planetareciclavel.com.br/desperdicio_zero/Kit_res_17_solar.pdf

      Excluir
  12. Oii gente to querendo fazer um para um projeto da escola mais to meia indecisa alguém sabe qual é o custo total dos materias para fazer??? Preciso de resposta urgente!!

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito, mas gostaria que mandasse passo a passo do aquecimento com garrafa pet. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.celesc.com.br/arquivos/manuais/manual-aquecedor-solar.pdf

      Excluir
  14. No meu protótipo a água não está circulando sozinha. Você sAbe me dizer o que pode estar causando esse problema?

    Grato desde já.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde tentei baixar o manual através do link e nao conseguir será que você pode me enviar pelo e-mail
    Marcelloghaes@hotmail.com obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.planetareciclavel.com.br/desperdicio_zero/Kit_res_17_solar.pdf

      Excluir
    2. https://www.celesc.com.br/arquivos/manuais/manual-aquecedor-solar.pdf

      Excluir
  16. Boa noite onde posso consegui o manual de montagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.celesc.com.br/arquivos/manuais/manual-aquecedor-solar.pdf

      Excluir