quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Puffs feito com 2 pneus usados, só aqui no RECICLALIXO.COM


Muito legal esta ideia de puff construido a partir de pneus usados 
e fica muito bonito em qualquer ambiente, aqui no RECICLA LIXO você vai aprender
da forma mais facil a montagem passo a passo, bom trabalho.

Precisamos de 2 pneus usados de preferência de carro de passeio, a forma da montagem
ira depender da abilidade de cada um.


1 - Faça três furos equidistantes nas laterais de cada pneu, junte as faces furadas do mesmo
direcione os furos e passe um parafuso em cada buraco, prendendo com arruelas e porcas.


2 - Envolva o contorno dos dois pneus com a espuma de poliuretano e vire o material que sobrar para o centro. Fixe com a cola universal e grampeie essa sobra nas bordas internas, superior e inferior, dos pneus. Repita o procedimento com o tecido de plush. Una as bordas livres do tecido, de alto a baixo, na parte interna do puff,  fazendo um ziguezague com a linha grossa.
Obs: para um melhor acabamento melhor é usar maquina de costura


3 - A)Para fazer o assento da parte superior do puff, coloque o fleece sobre o círculo de madeira prensada, cubra com a espuma e cole na parte inferior. Grampeie para acabar de prender. Cubra novamente com uma camada fina de espuma e termine com o plush. B) Cubra a parte inferior com o recorte de papelão preso com a cola universal.


4 - Coloque o assento centralizado na parte superior do puff.
Importante: . Limpe bem os pneus antes de começar a trabalhar para não manchar nem a espuma nem o plush.

Fonte: Fazendo arte criando


Quer mais ideia, é só clicar em: 
http://blogreciclalixo.blogspot.com/p/usina-de-ideias-com-pneus.html



SNCT abordará "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza"


O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pela coordenação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), anuncia a data e o tema principal da edição de 2012, após receber várias sugestões e consultar instituições e entidades parceiras na organização. Leia o anúncio do ministro Marco Antonio Raupp:


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012 ocorrerá entre 15 e 21 de outubro. O tema principal será: “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

Na SNCT 2012 serão promovidas e estimuladas em todo o país atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema. Serão debatidas as estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.

O lema da SNCT 2012 foi escolhido em função de ser este o tema da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que ocorrerá no Brasil, em junho de 2012, com participação de quase todos os países do mundo.

Um objetivo da SNCT 2012 será discutir em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do Planeta e a necessidade de estruturas socioeconômicas renovadas. Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou também o ano de 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. A ONU está estimulando todos os países a realizarem atividades com o objetivo de aumentar a consciência coletiva sobre a importância deste tema, por meio de ações em nível local, regional e internacional.

Convidamos as instituições de pesquisa e ensino, universidades, escolas tecnológicas e profissionais, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, fundações de apoio à pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, escolas de todos os níveis, empresas, entidades científicas e tecnológicas e organizações da sociedade civil, bem como cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência e todos os interessados, para que coloquem a data da SNCT 2012 em suas agendas, iniciem o processo de sua preparação e participem intensamente de sua realização. 
Marco Antonio Raupp
Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação
Raupp destaca papel da independência tecnológica para soberania
Clique para ver todas as fotos de Raupp destaca papel da independência tecnológica para soberania
O ministro no seminário sobre defesa na Câmara. Foto: Augusto Coelho/MCTI
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, destacou nesta quarta-feira (15) a independência tecnológica como questão fundamental para garantir o desenvolvimento, a soberania e a defesa do país. Na abertura do Segundo Seminário Estratégia Nacional de Defesa: Política Industrial e Tecnológica, na Câmara dos Deputados, ele ressaltou o papel do ministério na execução de políticas para o setor.

O evento também teve a participação do ministro da Defesa, Celso Amorim, de parlamentares e de representantes das Forças Armadas. No encontro, promovido pela Frente Parlamentar de Defesa Nacional, foram apresentados os programas estruturantes na área e realizadas discussões sobre o desenvolvimento do setor, bem como sobre a Política de Defesa e a Medida Provisória 544/2011, aprovada recentemente na Câmara, que cria um regime tributário especial para o segmento.

Em sua apresentação, o ministro do MCTI defendeu a parceria entre as áreas de ciência e tecnologia e defesa para que a ocupação da grande extensão territorial e marítima (Amazônia Verde e a chamada Amazônia Azul) do país aconteça de forma sustentável.

O ministro do MCTI falou sobre a relevância dos investimentos de sua pasta no segmento. Ele informou que as atividades de defesa estão enquadradas em quatro dos nove programas prioritários do ministério, que passam pelas áreas de segurança cibernética e capacitação industrial e pelos programas espacial e nuclear.

Investimento 

Segundo Raupp, o apoio ao setor de defesa fez parte da política dos últimos governos e está dentro do Plano Plurianual e da Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (Encti).“Estamos presentes para exercitar essa cooperação. Neste período de 2007 e 2011, dentro dos recursos operados pelo MCTI, investimos R$ 1,5 bilhão em projetos articulados com a defesa. Isso será continuado e esperamos, nos próximos quatro anos, um aumento significativo”, afirmou.

Palestrante no painel Desenvolvimento Tecnológico para Indústria de Defesa, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Glauco Arbix, falou dos investimentos da agência, ligada ao MCTI. Arbix explicou que o setor é um dos que mais acessam recursos da financiadora. Segundo ele, o financiamento na área de defesa (crédito para empresas) quadruplicou em 2011, chegando a R$ 1 bilhão.

O representante da Finep esclareceu que a instituição trabalha no apoio às tecnologias de uso dual (militar e civil), contando com uma gama enorme de projetos, programas e planos diretamente ligados à área de defesa com as Forças Armadas e, principalmente, com a indústria, universidades e institutos de pesquisa. “Fazemos essa articulação e trabalhamos com as prioridades do governo na área de defesa e do ministério”, frisou.



Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - São Paulo
ReSE (Representação Regional do MCTI no Sudeste)
Av. Professor Lineu Prestes 2.242 - Bloco A - 5º andar
Cidade Universitária - CEP.:05508-000
rese@mct.gov.br
(11) 3133-9156/ São Paulo
www.mct.gov.br

Estágio para Técnico em Meio Ambiente em Volta Redonda/RJ‏



Estágio para Técnico em Meio Ambiente em Volta Redonda/RJ
http://migre.me/8682H

A ONG EDUCA Mata Atlântica está selecionando 02 (dois) estagiários do sexo
masculino, residentes em Volta Redonda/RJ para implantação do
reflorestamento da região da Rodovia do Contorno.

Os candidatos devem enviar seus curriculuns por e-mail para:
educa.matatlantica@gmail.com até 10/03/2012.

CONTATOS:
Instituto EDUCA Mata Atlântica
Rua 21, no. 1101, Vila Santa Cecília,
Volta Redonda, RJ, CEP: 27261-610
Tel.: (24) 3343 6701 - 24 7812-6389
ID 106* 94980
educa.matatlantica@gmail.com

ÁGUA: DONA DA VIDA
aguadonadavida@gmail.com

Blog: http://aguadonadavida.blogspot.com | Twitter:
http://twitter.com/infoambiental | Facebook:
http://www.facebook.com/infoambiental

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Como fazer lâmpadas com garrafas PET, só no Recicla Lixo


Só aqui no RECICLA LIXO você ira aprender a fazer lâmpadas com garrafas pet e com isso economizar energia elétrica. Com o computador, geladeira, e outros aparelhos elétricos domésticos ligado a melhor forma de economizar é criando lâmpadas que não gastam energia elétrica e duram bastante tempo e sem manutenção alguma 
Os materiais necessários para isso são:
  • Garrafa PET transparente
  • água sanitária ou cloro
  • água da torneira
  • tubo de filme fotográfico (ou alguma outra coisa para proteger a tampa da garrafa)
É bem fácil de fazer: Basta encher a garrafa PET com água e colocar um pouquinho de água sanitária (ou cloro). Agora é só tampar bem para evitar que a água seque. Por fim, coloque o tubo de filme na tampa para evitar o ressecamento causado pelos raios luminosos.
Agora é só fazer uns furos no telhado e fixar a lâmpada com massa de vidraceiro ou qualquer tipo de vedação que aguente o calor do sol, lembrando que se o serviço não for bem feito, qualquer chuvinha será sinônimo de goteira no seu telhado. 
Se quiser saber mais sobre essas lâmpadas e ver como tudo foi feito, basta ver o vídeo abaixo

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ganhar dinheiro fazendo vassoura de garrafa PET





Vamos aprender uma forma de ganhar dinheiro com reciclagem, a muito o homem tenta resolver a questão do lixo com idéias que a cada dia nos surpreende, são verdadeiros professores pardais que com genialidade vão transformando vidas através de suas idéias, repassando seu conhecimento e contribuindo para um mundo melhor, dentro de varias engenhocas descobri a uns 6 anos alguns desses pioneiros da reciclagem, hoje posto a vocês a "Vassoura Ecológica" feito com garrafa PET construida de forma mais artesanal, boa sorte nesta nova empreitada.

Existe também uma forma de produzir em escala industrial, com um pouco mais de investimento você poderá fazer algumas maquinas de pequeno porte com auxilio de um serralheiro, na produção pode se fabricar varios tipos de vassouras, mãos a obra.






Com apelo ecológico produtos feito com materiais recicláveis são faceis de comercializar, não deixe de fazer uma propaganda do produto, outro grande lance também é expor a vassouras em locais de facil visão no local da venda, também pode ser montado equipes de venda porta a porta.
Boa Sorte. 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Consumo de enegia deve crescer mais este ano, projeta Tolmasquim


Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, está projetando crescimento do consumo de energia no Brasil, este ano, em torno de 4,5%, contra 3,4% registrados no ano passado. Segundo ele, a previsão decorre do fato de a economia brasileira estar retomando o crescimento. “Então, deve crescer o consumo”.
O próximo leilão de energia, programado para o início de abril, deverá ter grande número de empreendimentos. “Estou esperando uma competição enorme”, disse o presidente da EPE, que assistiu, esta tarde, à solenidade de posse da presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster.
Projetos de usinas eólicas, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) deverão ser maioria no leilão. Usinas térmicas a gás ainda são uma incógnita, disse ele, porque dependem da contratação de combustível. Tolmasquim esclareceu que a competição é que vai definir o preço no leilão. “A gente vai botar um preço suficiente para todo mundo poder entrar. Aí, depois, é a competição que vai dar o resultado final”.
Edição: Vinicius Doria

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Faça seus puffs com garrafa PET, muito facil!


Considerando que as garrafas pet levam de 250 a 500 anos para se decompor, não seria nada mal dar uma força para o meio ambiente transformando algumas garrafas em um puff bonito, resistente, econômico e sustentável. Aprenda aqui, passo a passo, como fazer


Material
16 garrafas pet
2 rolos de fita durex larga
1 folha de papelão grosso
1 lata de cola de sapateiro
1/2 metro de espuma com 5 cm de espessura
1 metro de curvim



Passo-a-passo
1º Passo: Procure a marca superior da garrafa pet, ao longo de seu contorno, e corte neste local. Encaixe a tampa da garrafa no fundo, de cabeça para baixo. Faça isso em todos os recipientes.
2º Passo: Logo após, reúna pares de garrafas e passe a fita durex nas extremidades até ficar bem firme.
3º Passo: Depois de reunir os pares, faça o mesmo com quatro garrafas. Passe a fita durex até firmar todo o grupo.
4º Passo: Agora, você fará o mesmo, mas reunindo os blocos de quatro garrafas em um único bloco, fazendo o formato quadrado do puf.
5º Passo: Corte a espuma e o papelão do tamanho do puf. Forre a parte de cima do com a espuma e cole o papelão. Costure o curvim nas mesmas medidas do puf e encape. Pronto!
Fonte: Acessa


Crie sua poltrona, idéias para sua sala !




















Lixo nas praias, esta reportagem fez três anos, e o problema é o mesmo!


NEM PARECE PRAIA
Garis recolhem lixo na Praia de Copacabana: até 180 toneladas por dia


Praias cercadas por montanhas tornam o Rio de Janeiro uma metrópole única. Nos fins de semana de sol, a orla fica tão apinhada que parece não haver outro programa na cidade. Com o passar das horas, porém, o cenário maravilhoso se esvai. Lá pelo início da tarde, no trajeto entre o calçadão e o mar, é grande a possibilidade de o banhista tropeçar numa casca de coco, pisar num palito de churrasco ou ter de espantar pombos que disputam restos de comida na areia. Os cariocas, é claro, culpam a prefeitura. Mas basta passar pelas praias no início ou no fim do dia, quando 200 garis estão em plena atividade, para ver que não é bem assim. Eles chegam a recolher 180 toneladas de sujeira na orla depois de um domingo de sol. Na semana passada, uma possível proibição da venda de coco, já descartada, trouxe à tona o cerne da questão: a limpeza da cidade é responsabilidade do governo, mas cabe à população preservá-la. O prefeito Eduardo Paes não economizou nas palavras. "As pessoas têm de ser menos porcas", disse.
O lixo jogado pelos cidadãos se espalha por toda a cidade. A Avenida Rio Branco, a principal via do centro do Rio, é varrida seis vezes por dia – e, ainda assim, está sempre suja. Diariamente, são recolhidas 3 500 toneladas de lixo das ruas cariocas, o que equivale a 590 gramas por habitante. Em São Paulo, são 2 970 toneladas por dia, ou 280 gramas por habitante. É menos da metade. "Esses dados mostram que o carioca é pouco educado quando descansa e quando trabalha", disse Paes a VEJA. O prefeito fez muito barulho ao anunciar medidas para conter a sujeira. O alarde valerá a pena, caso consiga diminuir a porqueira da cidade. Ele promete instalar painéis, batizados de lixômetros, nas 34 regiões administrativas do Rio, a partir de dezembro. O indicador mostrará se o lixo jogado na área aumentou ou diminuiu. Também serão instaladas mais lixeiras, destinadas aos 900 barraqueiros das praias.
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) teve orçamento de 800 milhões de reais em 2009 – cerca de 10% da receita da prefeitura carioca. O município ainda estuda outros estímulos, como baixar o IPTU da região que conseguir reduzir mais significativamente o lixo. Enquanto a sujeira não diminui, Paes promete: sem anunciar a data, vai suspender o trabalho dos garis na orla após um domingo de sol. Confrontados com o lixo que produzem, talvez os cariocas consigam melhorar suas maneiras. Em países como a Inglaterra, onde o grande problema das ruas são as pontas de cigarro, o governo é duro com os sujismundos. Cerca de 44 000 pessoas são processadas ou recebem anualmente algum tipo de penalidade por atirar lixo em lugares públicos.
Foto Uanderson Fernandes/Ag. O Dia
Fonte: arquivo

Mais de 480 toneladas de lixo já foram recolhidas das praias neste verão


Uma praia limpa, organizada e bem estruturada é tudo que os banhistas esperam nos dias de sol e calor. Mas para garantir tudo isso, também é necessário uma mudança de atitude e a colaboração dos frequentadores. Desde o primeiro dia de verão deste ano, a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu) já recolheu mais de 480 toneladas de lixo das praias de Vila Velha. Dentre os materiais mais encontrados na orla, estão os palitos de picolés e coco verde.
De acordo com o supervisor da Semsu, Maxsoel da Cruz Viana, um dos grandes vilões da limpeza também é a guimba de cigarro. “As pessoas jogam muitas guimbas na areia e isso dificulta bastante o nosso trabalho, já que o rastelo não consegue remove-las. Desta forma o recolhimento tem que ser manual, o que atrasa o serviço. Precisamos muito da colaboração dos banhistas para que o nosso trabalho tenha um melhor resultado”, disse.
A limpeza da orla de Vila Velha é feita diariamente das 06h às 22 horas. São 100 homens trabalhando paramanter a areia e o calçadão limpos. O serviço é feito com o auxílio de rastelos, vassouras e carrinhos coletores. O caminhão passa durante todo o dia fazendo a coleta de toda a sujeira e do lixo dos quiosques, que são depositados nos contentores.
Melhor estrutura
Para atender ao quantitativo de banhistas deste verão, a secretaria dobrou o número de homens na limpeza das praias. Além disso, para auxiliar na limpeza, mais lixeiras foram adquiridas para novas instalações e substituições em toda extensão da orla. Foram mais de 200 papeleiras, 150 manilhas, e 100 contentores com capacidade de 1.200 litros cada.
Mãe e filha têm aproveitado os dias de sol satisfeitas com a organização nas praias. “Percebemos que as praias estão mais limpas e organizadas, mas, infelizmente, ainda observamos muitos banhistas jogando lixo no chão. Acho que as pessoas precisam adotar atitudes corretas e inteligentes. Os turistas buscam qualidade, então, quanto mais deixarmos nossas praias limpas, teremos mais visitantes com boa impressão. Além de garantirmos um ambiente mais saudável para nós mesmos”, disse a cabeleireira Sheila de Freitas Costa.
Durante este verão adote algumas atitudes para uma praia mais limpa:
- Não leve seu animal de estimação para a praia;
- Não jogue lixo na areia e na água do mar;
- Leve um recipiente onde possa colocar seus resíduos e depois deposite-os em alguma das lixeiras que estão espalhadas pela praia;
- Lembre-se: sacos plásticos, restos de alimentos e garrafas pet, além de prejudicarem o meio ambiente, podem fazer mal para você. 
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Semsu/Semma