domingo, 14 de agosto de 2011

Debate sobre lixo discute prós e contras da PNRS

Hoje houve um debate sobre a Política Nac. de Resíduos Sólidos no Cine Livraria Cultura em SP, dentre os participantes estavam:
  • Nina Orlow (arquiteta e integrante do movimento Nossa São Paulo),
  • Vilma Peramezza (a síndica do Conjunto Nacional), 
  • e Estanislau Maria (instituto Akatu).
Segundo informações dadas pelo Estadão.com, para os debatedores essa PNRS é fundamental, mas existem obscuridades a serem esclarecidas.

Segundo Estanislau Maria, ao mesmo tempo que a política incentiva a coleta seletiva, não define o papel dos catadores e pode transformar a reciclagem em um mercado muito lucrativo para a iniciativa privada, além de permitir a incineração do lixo.

Leia o que os outros participantes disseram nesta mesma matéria no link 

Vc sabia...
O Brasil gera 183 mil toneladas de lixo por dia, segundo o IBGE. Destas, 73 mil toneladas são de resíduos recicláveis e não aproveitados, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

 Segundo a Equipe Crescer,
a Política Nacional de Resíduo Sólido só terá êxito se dois pontos principais forem postos em prática. 
  • O 1º ponto: necessidade de  desenvolver um trabalho efetivo  de Educação Ambiental, mostrando a população à necessidade de se fazer a coleta seletiva em suas casas e em seus trabalhos, e o que isso pode trazer de benefício para o meio ambiente e para os catadores que vivem da renda retirada da reciclagem.

  • O 2º ponto: inclusão de todos os catadores na sociedade, melhorando a qualidade de vida de todos os catadores. Para isso o governo terá que proporcionar capacitações, ajudar na construção de galpões de reciclagem e na formação de cooperativas. O não cumprimento de um dos 2 pontos inviabiliza a PNRS de alcançar seus objetivos


Fonte:  http://cooperativacrescer.blogspot.com/2011/06/debate-sobre-lixo-discute-pros-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário